banner-legiao-maria-paroquia-santo-antonio-limao

19 de novembro de 1939 – 19 de novembro de 2019 – 80 anos se passaram desde a fundação da nossa querida Paróquia de Santo Antonio do Limão, desde nosso primeiro pároco Mons. Vitorino até nosso pastor atual, Padre Marcos, quanta coisa não aconteceu em nossa comunidade, em nossas vidas.

Mas vamos falar um pouco da comemoração dos 80 anos, que ocorrerá em novembro próximo, durante praticamente o mês todo, com especial destaque para o dia 19. Por inspiração do Padre Marcos foi criado o slogan “Somos 80”, para dizer que todos nós fazemos parte dessa história, pertencemos a essa comunidade, não importanto a idade, desde os mais velhos até os mais novos, desde os antigos paroquianos até os que estão chegando agora.

A primeira iniciativa foi a confecção de camisetas comemorativas com o “Somos 80” estampado na frente e o logo de nossa paróquia no verso. Foram feitas em duas cores: branca e vinho. Logo os paroquianos aderiram à idéia de terem sua camiseta, e com certeza a vinho caiu mais nas graças do povo, e hoje é comum vermos nas Missas muitas pessoas “vestindo a camisa” literalmente. Depois  para cuidar dos preparativos da festa Padre Marcos nomeou uma comissão de paroquianos, que leva o nome de Comissão dos 80 anos. Formada por pessoas de diversas pastorais, essa comissão ficou encarregada de organizar e preparar a festa dos 80 anos. A missão mais importante sem dúvida foi dedicidir o que fazer para angariar fundos para a pintura da cúpula da Igreja, na qual será pintado pela artista sacra Profa. Titina um Panto Cristo, uma belísima pintura de Nosso Senhor. A inspiração vem da Catedral de Monrealle na Sicília, Itália, onde essa obra em mosaico tem mais de 1000 anos, e é considerada patrimônio da humanidade.

Após várias opções chegou-se a decisão de confeccionarmos pratos decorativos com a mesma imagem da cúpula, para serem dados como lembrança dos 80 anos, às pessoas que colaborarem com a pintura.

A campanha está a todo vapor, sempre ao final das Missas Dominicais. Outra iniciativa para arrecadar fundos foram as festas: Feijoada, no encerramento da Semana da Família, em agosto, a Noite da Pizza do Terço dos Homens, no encerramento da Semana da Vida, em 12 de outubro, celebrando Nossa Senhora Aparecida e o 2º. Aniversário do Terço dos Homens, e a confraternização do final do ano, com o tradiconal Jantar Dançante em 23 de novembro.

Outras iniciativas foram o convite feito à bispos e padres para celebrarem em novembro, com destaque para a presença de nosso Cardeal Dom Odilo, nosso bispo regional – recém empossado – Dom Jorge e Dom Edgard Madi, Eparca (Arcebispo) Maronita do Brasil. Também foram convidados todos os padres do setor Casa Verde. Outras atividades de menor porte, mas não menos importartantes estão programadas: como a gincana de Maquete da Igreja entre as crianças da Catequese Infantil, o mural com fotos antigas e recentes que traçam um perfil histórico de nossa paróquia e a divulgação nos meios de comunicação da Igreja, Rádio 9 de Julho, Jornal O São Paulo, e aindas em diversas redes sociais, como Facebook e Instagram da Cúria e da Região Santana. Por tudo isso, temos a certeza que iremos celebrar muito bem esses 80 anos.

Santo Antonio, rogai por nós.

“Somos 80”

Eugenio, Cooordenador da Comissão 80 anos.