banner-cerimoniarios-paroquia-santo-antonio-limao

Mestres de Cerimônia

Coordenador: Gabriel Arnalle Cel: (11) 99600-2459

O que é um cerimôniario?

O cerimoniário é o ministro que exerce o papel de coordenação e de preparo da Liturgia. É ele quem acerta tudo com os sacerdotes, ministros, acólitos, coroinhas, músicos, leitores, prepara as cerimônias, (objetos, livros e vestes), assiste ao celebrante nas funções e organiza todo o Rito.
Logo, o cerimoniario tem a função de organizar o rito dentro e fora dos cultos Santos a Deus, com serenidade e humildade dedicando-se a orientar todos os participantes da celebrações, para que todos executem suas funções com harmonia. Com base nos costumes da igreja católica para atendimento e prestação do serviço ao nosso senhor Jesus.

Segundo o Cerimonial dos Bispos, o cerimôniario pode ser leigo ou sacerdote, possuir “perfeito conhecimento da Liturgia, suas leis e história”.

Embora o cerimôniarios tem uma função importante nas celebrações, o bom cerimôniario é aquele que faz seu papel o mais discreto possível, ou seja, sem aparecer(chamar atenção da assembléia).
Para curiosidade o Mons. Guido Marini, o mestre de cerimônias (Ou seja, o chefe dos cerimoniários) do papa.

Nossas reuniões são mensais
(Último sábado do mês)