banner-coroinhas-paroquia-santo-antonio-limao

Coroinhas

Coordenadora: Elvio Correia Fone: (11) 95770-0901

O que é um Coroinha?
Coroinha ou “menino do coro” é uma criança ou adolescente batizado na Igreja Católica que auxilia o padre nas funções do altar. Esta função sempre foi realizada por meninos. Somente em 1994, São João Paulo II autorizou, através da encíclica Redemptionis sacramentum, que meninas também servissem ao altar.

Funções
As principais funções do coroinha são: Servir o Sacerdote em tudo que ele precisar para bem transcorrer a liturgia, mas, principalmente, levar o cálice com patena e corporal no momento do Ofertório, servir o vinho e a água e apresentar o lavabo para a purificação das mãos do sacerdote.

Padroeiro
O Padroeiro dos coroinhas é São Tarcísio, jovem mártir romano dos primeiros séculos da Era Cristã.

Reuniões mensais