catequese_ok

Catequese Infantil

Coordenador: Eugenio Luis Bei (11) 9-9260-6855

Hoje nossa catequese segue o novo método implementado pela região Santana, que é a catequese com leitura orante da Sagrada Escritura.

Adotamos novos livros que seguem essa metodologia, e que prevê uma mudança inclusive nas salas de catequese, onde passamos a ter duas mesas: a mesa da palavra (para as leituras da palavra de Deus) e a mesa da partilha (para a meditação, estudos e atividades dos catequisandos).

A catequese paroquial está dividida nas seguintes etapas:

Pré-Catequese – crianças de 4 a 8 anos de idade (não há tempo específico de preparação, pois a criança entra com qualquer idade a partir dos 4 anos e vai até completar 8 anos), também não há adoção de livro, pois as atividades são lúdicas. Contamos com 1 catequista para essa etapa.

Catequese Infantil – crianças de 8 a 12 anos. O tempo de preparação é de 2 anos, portanto temos a divisão nessa etapa das crianças do 1° e do 2° ano. Usamos um livro para cada ano e a Bíblia.

São 5 catequistas de 1° ano, e aproximadamente 40 crianças, e 4 Catequistas de 2° ano, com mais ou menos 30 crianças.

Catequese de Jovens (Crisma) – jovens de 13 a 17 anos, com uma preparação também de 2 anos. Para este ano de 2019, só temos uma turma de 1° ano, com 16 jovens e contamos com duas Catequistas. Um livro para cada ano e a Bíblia são utilizados nessa etapa.

Catequese de Adultos – acima de 18 anos. Preparação de 01 ano, com utilização da Bíblia, e uma equipe composta de 3 casais de catequistas da Pastoral Familiar. Nessa etapa os adultos são preparados para receberem todos os Sacramentos que ainda não têm: batismo, eucaristia,  crisma e matrimônio.

Dentro das possibilidades contamos ainda com auxiliares de catequese para todas as etapas.

Temos ainda ligado à catequese o Coral da Missa das 9 horas, que é formado por crianças que já fizeram a Primeira Eucaristia, como por crianças que ainda estão  na Catequese (1° e 2° ano), o coral é coordenado por uma Catequista.

A Pastoral de Catequese segue a seguinte estrutura:

• Coordenação
  • Vice-Coordenação