banner-preparacao-paroquia-santo-antonio-limao

Iniciação Cristã

Coordenador: Silvio Moraes (11) 99169-2494

Nossa paróquia, oferece a formação Cristã, mesmo para os adultos que por algum motivo não pode receber os Sacramentos a tempo que a Igreja indica e oferece, mas sempre há um tempo certo, e pensando assim todas as 2° feiras a noite nossos Catequistas de Adultos preparam as pessoas para receberem seus Sacramentos, sejam eles: Batismo, 1° Eucaristia ou Crisma, se você, ainda não recebeu algum desses Sacramentos ou conhece alguém, indiquei e a ele essa preparação.

Maiores informações na Secretaria Paroquial.

Abaixo segue um pouco do sistema abordado também para a catequese de adultos em nossa paróquia.

Se ouve falar diariamente em todos os ambientes palavras e explicações como Ressignificar … Empoderar…  e não poderia faltar a palavra Pertença.
Neste resgate da evangelização do princípio dos Tempos onde o Cristão era admitido depois de tomar consciência da Palavra e a própria Comunidade dar o testemunho da sua conduta e crescimento na Fé. Com o pleno apoio do nosso Bispo Auxiliar (Dom Sérgio) e em comunhão com os Padres dentre eles o nosso Pe. Marcos Luís Erustes; as comunidades da nossa Arquidiocese vêm recebendo formação e subsídios para a implantação desta catequese inovadora, ordenada e alinhada com os desafios atuais da Igreja.  O envolvimento de toda a comunidade paroquial está sendo estimulado, todas as Pastorais estão convocadas para se preparar e se engajar no projeto que retoma e tornar realidade o Documento 107 da CNBB para Iniciação a Vida Cristã: Itinerário Para Formar Discípulos Missionários comprometidos com a transmissão da Fé. Nós todos devemos entender a nossa pertença na edificação e dignificação da Igreja de Cristo.
Se faz necessário uma conversão pessoal, entender que ser evangelizado não se trata de uma preparação com tempo determinado e receber os Sacramentos, mas sim um mergulho pessoal no mistério de Deus e nos exemplos que a vida de Cristo nos deixou por herança na transmissão da Fé.

Esta Catequese com estilo Catecumenal acontece em ambiente mais espiritualizado e reestruturado, aproximando o catequista do catecúmeno na leitura orante da Palavra, sinais Eucarísticos e o aprofundamento da discussão e testemunhos. Algumas características da Iniciação a Vida Cristã:
1-Que o Aprofundamento seja a Palavra de Deus;
2-A Unidade entre os sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia seja garantida;
3- A promoção de integração entre a liturgia e a catequese;
4-Que a catequese catecumenal contemple as dimensões de uma Pastoral conjunta;
5- Os conselhos Presbiteral e Diocesano de Pastoral sejam ouvidos;
6- A colaboração das comunidades da mesma paróquia e entre as paróquias, sobretudo nos meios urbanos, seja uma possibilidade;
7- A comunidade garanta recursos para a formação das pessoas e a aquisição de materiais didáticos, bem como a organização de espaços adequados para os encontros;
8- A Iniciação na fé cristã vá além de uma mera instrução;
9- Que a catequese não vise somente a preparação para os Sacramentos.

Que Deus nos conceda as graças da união, da Sabedoria e da Perseverança para concretizarmos esta imersão na Fé, Fraterno Abraço. Auxiliar