banner-acolitos-paroquia-santo-antonio-limao

Ministrros Extraordinários da Eucaristia

Coordenador: Clóvis (11) 99945-1581

Reconhecidos facilmente nas celebrações, os ministros são indivíduos leigos,  escolhidos pelo pároco dentre os paroquianos da nossa comunidade. Para fazer parte desta pastoral é necessário ser batizado, crismado e casado na Igreja Católica. Ao ministro é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

José Clóvis Rodrigues da Rocha, coordenador desta pastoral, explica que são funções dos ministros extraordinários da comunhão: distribuição da comunhão na missa, distribuição da comunhão aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem, administração do viático e exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em situações específicas.

Atualmente nossa paróquia conta com 21 ministros. ” Embora dois deles sejam solteiros, o Pároco permitiu que recebessem a Formação e a Mandatação em razão de serem jovens que desde pequenos serviram ao Altar como coroinhas e cerimoniários.” conta o coordenador. Para a Igreja o principal critério para tornar-se ministro é a maturidade na fé.

É importante destacar que ser ministro é uma oportunidade ímpar de exercer um  serviço à Igreja e à Deus, ou seja, possibilidade de retribuir um pouco por  tantas bênçãos. “Trata-se de serviço que exige responsabilidade, comprometimento, verdadeira entrega, zelo e unção para manusear os objetos sagrados, no Altar, e conduzir o corpo e sangue de Jesus Cristo, na forma de pão e no vinho consagrados” explica o coordenador que exerce a função de ministro há 6 anos.

Coordenador: José Clóvis Rodrigues da Rocha

Vice-coordenador: Elvio Sidnei Correia Júnior

Ao total são 21 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.